Desde o primeiro dia de aula, os alunos são estimulados a desenvolver o autodidatismo, por meio de uma
rotina de estudo. Nesse momento, os alunos são incentivados a seguir etapas para realizar seus estudos na unidade.
Veja como isso acontece.
Entrada
O aluno:
- Retira a pasta com o boletim e as lições que resolverá em classe;
- Entrega as lições de casa para correção.
Tempo
O aluno:
Anota o horário de início e término de cada lição;
O tempo é um parâmetro de avaliação de habilidade e domínio do conteúdo;
Desenvolve: concentração e responsabilidade.
Material Didático
O aluno:
Anota na primeira folha o nome, a data e o horário de inicio da liçao;
Resolve os exercícios de acordo com a meta estabelecida pelo orientador;
Desenvolve: responsabilidade, comprometimento e persistência.
Correção
O alumo:
Entrega a lição do dia para que seja feita a correção pelo orientador ou auxiliar;
Verifica se há correções da lições de casa;
Se houver, faz as correções das lições de classe e de casa até obter a nota 100 em todas as folhas.
Desenvolve: capacidade de aprender com os próprios erros.
Outras Atividades
O aluno, se necessário:
Faz a leitura em voz alta e/ou Tabuleiro Imantado. A sua realização dependerá de diversos fatores:
disciplina, estágio, tempo de curso, idade, entre outros;
Faz a leitura de livros de Bibliografia Recomendada do Kumon por 10 a 15 minutos.
Desenvolve: capacidade de execução de tarefas, concentração e vocabulário.
Feedback
O aluno:
Durante o estudo ou ao final de cada aula, recebe uma avaliação sobre seu desempenho na lição do dia;
Recebe a lição de casa
Desenvolve: capacidade de autoavaliação.